Tel.: +55 11 5180-5017 | Email: acronis@stockdistribuidora.com

Acronis Notary

O que é Tecnologia Blockchain?

 

A Tecnologia Blockchain é mais conhecida no contexto de moedas digitais como a Bitcoin, mas essas estão longe de serem suas únicas aplicações úteis. Para entender seus outros usos, no entanto, você deve entender o que é blockchain.

 

Simplificando, é um banco de dados distribuído que mantém uma lista ou cadeia continuamente crescente de registros de transações de dados. Cada parte deste sistema descentralizado tem uma cópia da cadeia – portanto, não existe uma cópia “oficial” única. A natureza distribuída da cadeia impede a adulteração e a revisão, o que facilita a confirmação da autenticidade e segurança de todas as transações registradas na cadeia.

notary_block_image_1_2@2x

“Impressões Digitais” de Dados

 Acronis Notary calcula um hash criptográfico, ou “impressão digital”, que é exclusivo para cada arquivo. Esse hash é um algoritmo que produz a mesma saída quando recebe exatamente o mesmo arquivo de entrada, o que é útil para verificar a autenticidade do arquivo. Qualquer alteração no arquivo de entrada, ainda por menor que seja, resulta em uma impressão digital drasticamente diferente. Como o algoritmo de hash foi projetado para funcionar somente em uma direção, é impossível determinar as entradas de arquivo originais apenas da saída – tornando o processo inviolável.

 

Ancorando dados no Blockchain

Pense no blockchain como um ledger “somente anexo” com uma ordem de transação que é distribuída em várias entidades, com cada entidade mantendo uma cópia idêntica do ledger. Todos os registros no ledger têm marcação de data e hora, são imutáveis e são verificáveis de forma independente.

Um hash de toda a estrutura que contém as impressões digitais dos arquivos é gravado no blockchain. A autenticidade desses arquivos pode ser independentemente confirmada por qualquer parte (mesmo uma que não faça negócios com a Acronis) que tenha acesso ao blockchain.

Como Acronis Notary pode ser usado, e por que você deveria se importar?

Acronis Notary adiciona um nível extra de confiança à autenticidade dos seus dados pessoais e comerciais. No futuro, você pode simplesmente querer assegurar-se de que um arquivo armazenado ou salvo anteriormente permaneceu inalterado desde então. Ou você pode ter um arquivo (ou alguém pode apresentar um arquivo) que você precisa validar, confirmando que ele é autêntico e inalterado a partir do backup. Embora compartilhemos alguns casos de uso abaixo, os possíveis usos comuns incluem registros de propriedade, documentos judiciais, e arquivos de longo prazo que poderiam estar sujeitos a auditorias legais ou fiscais.

notary_block_image_certificate@2x

Usando o Acronis Notary, você compara o certificado que você gerou para este “novo” documento com o certificado do documento original.

A Confiança De Que Os Dados São Autênticos e Inalterados

Prove que um documento está inalterado (ou alterado)

Suponha que você tenha um contrato executado com backup para armazenamento local ou para o Acronis Cloud. A outra parte do contrato também recebe uma cópia digital do mesmo documento. Em alguns meses, você recebe uma ligação da outra parte informando que você não cumpriu o contrato. Essa parte mostra um documento que parece original. Mas você suspeita que eles fizeram algumas alterações no documento.

 

Usando a tecnologia Acronis Notary, você compara um certificado que você gerou para esse “novo” documento com o certificado do documento original. Dessa forma, você pode ter certeza de que o documento recente é uma correspondência idêntica bit-a-bit com a que você possui no armazenamento de backup. Se eles não coincidirem, você sabe que a outra parte alterou o documento de alguma forma e pode confirmar que o que eles têm não é o documento original.

Confirme um trabalho criativo originado em uma determinada data

Um artista visual ou musical pode ser cético sobre a publicação de recursos criativos na Internet. Usar a certificação Acronis Notary – uma ferramenta para proteção de direitos autorais que pode ajudar a confirmar a data de origem – pode mudar sua opinião.

 

Para fazer isso, o artista cria um backup que contém peças de arte digital, música, fotos ou qualquer outra coisa que possa ser protegida por direitos autorais. Depois que o backup for concluído, ele poderá obter um certificado com evidência criptográfica que pode ajudar sua reivindicação de direitos autorais em caso de violação. O registro das peças originais e suas datas de criação são registradas no blockchain. O artista pode confirmar que sua obra de arte existiu em um determinado momento no passado, foi criada por ele e auxiliou suas reivindicações de direitos autorais.

Prove que um documento legal existiu quando você afirma que sim

Os advogados podem precisar provar a um juiz e a algum júri que um arquivo em sua posse tem sua existência desde uma determinada data e hora. Usando o Acronis Notary, eles podem vincular o arquivo à posse dos dados no blockchain, o que prova matematicamente a existência desse arquivo exato na data específica anterior em questão.

Confirme que as contas foram pagas quando você disse que elas foram pagas

Uma empresa mantém um arquivo de todas as suas faturas antigas pagas em um backup autenticado. Um dia, a empresa recebe uma carta exigindo o pagamento de uma fatura que foi paga há dois anos. O registro no blockchain é permanente e imutável, então a empresa pode confirmar que essa fatura foi reenviada por engano.

Confirme que as certificações do produto estão inalteradas

Um consumidor compra um diamante certificado com um número de série associado a ele. Ele faz o backup da “garantia de autenticidade” do diamante e do comprovante de compra com o Acronis Notary. Depois de algum tempo, ele decide vender o diamante. Um potencial comprador pode usar o Acronis Notary para verificar se os registros de compra do diamante estão inalterados, para que ele possa prosseguir com confiança com a avaliação profissional de pedras preciosas de terceiros.

Apenas o Começo da Nova Geração de Proteção de Dados

Os riscos para os nossos dados estão em constante mudança, e os recursos de blockchain do Acronis Notary representam o primeiro de uma geração completamente nova de soluções de proteção de dados projetadas para atender a essas ameaças. Descubra como a Acronis está avançando sua abordagem para proteger os seus dados.